quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Porto, "carago"

Porto..
Porto de sentidos..
Porto de recordações
Porto de risos, alegrias,
dos shots na ribeira
dos amendoins na esplanada,
das cantorias da praxe.
das viajens de barco,
da travessia da ponte
do copo na mão.
dos disparates da "trupe".
dos corpos deambulando nas ruas estreitas
pelas escadarias nos perdemos, tropeçamos, mas não cairmos..
dos piropos de quem passa..
da mulher da ribeira "oh amor dá-me um cigarro"
da cerveja a tolher os sentidos, sem nunca perdermos o Norte
dos risos estridentes a fazerem eco nas fachadas das casas,
dos baldes de água que se despejam ás janelas para arrefecer os corpos que passam
da música que paira no ar vinda dos sítios do costume
do pipas com a sangria
do cubo com os turistas a descobrir o que o Porto tem
com o aniki e os intelectuais do costume
o ribeirinha e o academia cheio de capas e batinas deixadas em casa, pois os baldes rolam: -"sai mais um balde para o povo!"
do euro 2004 e a festa interminável,
Portugal a passar e eu a festejar debaixo de chuva,
com o S.João e o balão no ar com muita cor, até o cão veio à rua, e a criança grita que se "mata"
das conversas intermináveis, e o tempo que não passa..

das calçadas, dos lugares sombrios,
dos arcos da ribeira e da gente que grita à beira do rio..
os putos que se atiram da ponte para a fotografia do turista
e Gaia do outro lado para admirar o quanto a cidade é tudo e mais qualquer coisa!!

Porto não é nada sem nada disto, e isto não chega para descrever o PORTO!
Porto será sempre a minha "casa", onde me sinto bem, onde os sentimentos vêm a flôr da pele, onde passei os melhores anos da minha vida e onde volto sempre quando quero recuperar energias!!
Tudo pode passar, mas não passa aquilo que a memória nos traz de volta.. e o coração bate mais forte quando passo a ponte!!
Estou perto, volto sempre que quero, mas sinto a tua falta!!
Cidade cheia de mim..ou serei eu que trago a cidade comigo??

3 comentários:

Rog disse...

Gostei! Gostei mesmo! E viva a nossa Cidade, e quem a cantar assim... :D bjs!

Sol da meia noite disse...

Há lugares, por onde a nossa alma vai ficando...

Beijos!!!

Manuela Peixoto disse...

parece que há lugares que nos enchem a alma, o Porto parece ser um deles!